A toxina botulínica (BoNT) é um produto da bactéria Clostridium botulinum. O seu principal mecanismo de ação é de paralises neuromuscular, inibindo a liberação de acetilcolina nas terminações nervosas colinérgicas. Esta característica da BoNT-A é amplamente utilizada em neurologia e cosmética. Porém, ao longo das últimas décadas, foi demonstrado que as funções da BoNT-A não se limitam a efeitos colinérgicos autonômicos ou relaxantes musculares, mas que também pode atuar como agente analgésico. Mais recentemente, foi revelado que esse efeito antinociceptivo começa após a entrada nas terminações nervosas sensoriais, onde esses agentes são transportados axonalmente para o sistema nervoso central, sugerindo que pelo menos parte de seu efeito analgésico pode ser de origem central. Devido ao seu efeito antinociceptivo, a BoNT-A está atualmente aprovada para o tratamento da enxaqueca crônica; no entanto, relatos de casos e experimentos pré-clínicos e clínicos que indicam seu benefício em inúmeras condições dolorosas em potencial aumentaram.
No campo da odontologia, ensaios clínicos controlados sugerem sua eficácia em outras condições, como bruxismo, disfunções temporomandibulares e dor neuropática trigeminal. Assim, durante a nossa conferência, revisaremos criticamente a literatura para avaliar a eficácia da BoNT-A para estas indicações da medicina dentária.
As inscrições JÁ SE ENCONTRAM ABERTAS!! Vagas limitadas à capacidade de transmissão da plataforma ZOOM, por ordem de receção das inscrições.